segunda-feira, 25 de maio de 2009

Materias do curso de Ciências da Computação

Essa semana escreverei sobre 3 matérias do curso que acho bastante importante.Comentarei sobre as ementas e falarei se elas se enquadram nos desafios da SBC.Para quem não se lembra os desafios são:
1. Gestão da informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos
2. Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e sócio-culturais e da interação homem-natureza.
3. Impactos para a área de computação da transição do silício para novas tecnologias.
4. Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento. (inclusão digital)
5. Desenvolvimento Tecnológico de Qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis

Primeira Matéria:Programação Imperativa (PI).
Com as noções fundamentais: algoritmos, notação e programas. Identificadores, constantes, variáveis e atribuição. Tipos primitivos de dados e tipos derivados. Operadores, funções e expressões. Instruções condicionais, incondicionais e de repetição. Estilo de programação estruturada de programas. Representação de dados na forma de vetores, matrizes, registros e conjuntos. Procedimentos, funções e passagem de parâmetros. Ordenação por seleção e método da bolha. Recursividade. Noções de arquivos em programação. Ponteiros. Uma linguagem imperativa (por exemplo, Pascal ou C). Algoritmos numéricos e não numéricos para a solução de problemas de baixa complexidade. Aplicações. Modularização de programas. Padrões de codificação. Essa é a ementa da matéria de PI. Parece que ela não se enquadra muito nos desafios mas como base se enquadra no 5 desafio. Assim podemos em PI aprender a desenvolver sistemas (básicos) e melhorar eles pra que fiquem seguros, rápidos e eficientes.

Segunda Matéria: Arquitetura de Computadores I (AC1)
Temos a seguinte ementa: Representação de números em ponto fixo e ponto flutuante. Noções básicas de arquitetura e organização de computadores: organização básica da UCP e variações; modos de endereçamento, conjunto de instruções. Noções de linguagem de máquina. Elementos básicos de hardware e execução de instruções em uma máquina hipotética simples. Noções básicas de entrada e saída, sistemas de interrupção e acesso direto a memória. Noções de software básico. Medidas de desempenho. Processadores CISC e RISC, Organização de processadores: bloco operacional e bloco de controle. Organização de “Pipelines”, Máquinas Superescalares. Organização de memória: memória cache, memória virtual. Multiprocessadores. Multicomputadores. Arquiteturas paralelas e não convencionais.
Importante por também ser básica ensina os alunos a mexer com placas e circuitos. Assim o aluno a partir do conhecimento teórico pode desenvolver novas tecnologias.Enquadra-se perfeitamente no 3 desafio fazendo assim logo que possível podermos desenvolver uma tecnologia melhor que o silício.

Terceira Matéria: Informática, Ética e Sociedade
Ementa: A sociedade industrial: organização e lógica de produção. A Era do conhecimento: modernidade líquida e sociedade em rede. O trabalhador do conhecimento e o trabalho virtual. Inclusão social pela inclusão digital. Aplicações das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTIC). Previsões de evolução da computação. Ética profissional. Mercado de Trabalho.
Essa matéria é importante pois ajuda o profissional da área a ser ético e socialmente correto. Pouca relação com o 4 desafio da SBC mas com relação muito estreita pois o profissional ético e socialmente correto também ajuda a população na inclusão digital

Assim finalizo o post.Existem varias outras matérias do curso. Para dar uma olhada nas ementas das matérias o site é: http://www.dcomp.ufs.br/index.php/Curriculo2008:_CPadr%C3%A3oCC2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário